Equipamento está sendo testado durante o Carnaval.
Ao todo, 25 câmeras já estão ligadas, em fase de teste.
A prefeitura de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, iniciou neste Carnaval o teste de monitoramento das câmeras de segurança instaladas na cidade. Dos 32 equipamentos, 25 já estão em funcionamento e as outros devem ser ligados até o final da folia. A fase de teste durante o Carnaval foi escolhida como uma estratégia do município para avaliar os equipamentos. O investimento na Central de Monitoramento é R$ 1,5 milhão.
![]() |
Câmeras monitoram diferentes pontos da cidade (Foto: Fernando Moraes/InterTv) |
O monitoramento é administrado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do município, mas conta com parceiros estratégicos, como a Polícia Militar, que vai ficar de olho em tudo que acontece pela cidade.
Segundo o tenente-coronel Carlos Hespanha, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, com as câmeras é possível monitorar os passos das pessoas. Ele lembra que se o equipamento já estivesse em funcionamento há mais tempo, teria ajudado a prender com rapidez os assassinos do policial militar Elvis Oliveira, no mês passado, após um assalto no distrito de Conselheiro Paulino.
De acordo com a Prefeitura, as câmeras também ajudarão a monitorar o trânsito e flagrar infrações, como por exemplo, motoristas estacionados em fila dupla. O projeto foi idealizado pelo prefeito Rogério Cabral em 2009 quando ainda era deputado estadual. Desde então, foram seis anos buscando recursos e parcerias. Segundo a prefeitura, essa é a Central de Monitoramento mais moderna do interior do estado, já que as imagens são captadas com até um quilômetro de distância com bastante nitidez.
Por: G1 Região Serrana
Fri Noticias