Cinco unidades já funcionam; outras cinco operam a partir de janeiro.
Estação age na prevenção a tragédias em período de chuva.
Estações pluviométricas estão sendo instaladas em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio, como forma de prevenção a tragédias em período de chuva. Cinco unidades foram instaladas e outras cinco devem estar operando a partir de janeiro. As instalações estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Defesa Civil.
Cinco estações estão em funcionamento (Foto: Mauricio Rocha/Secom Rio das Ostras) |
Segundo a Prefeitura, com a instalação dos pluviômetros um sistema de monitoramento das chuvas passará a ser mais preciso, possibilitando a emissão de alerta de desastres para a população e aos órgãos de responsáveis pelo atendimento de emergência.
A partir desses dados, a Defesa Civil do Município poderá traçar medidas preventivas e ações de socorro às famílias que possam ser atingidas por enchentes. A expectativa do Município é que, no futuro, as mensagens de alerta possam ser enviadas por SMS para os moradores cadastrados. A segunda etapa é a automação das estações com emissão de dados via Internet.
Os equipamentos estão sendo instalados graças a parcerias com a Secretaria Estadual de Defesa Civil que doou as estações pluviométricas, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden.
As cinco unidades estão alocadas na sede da Defesa Civil Municipal, no Depósito da Guarda Municipal, no Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras - Cedro, no Parque Municipal e na Reserva Biológica União. As outras estações serão instaladas na sede da Prefeitura, no Parque da Cidade, no Centro Esportivo, na sede da Vigilância em Saúde e no Posto de Saúde de Cantagalo.
Fri Notícias/G1 Região dos Lagos