Itaocara, Nova Friburgo e São José de Ubá são beneficiadas.
Objetivo é fomentar agricultura familiar e promover o acesso à alimentação.
Foto: Divulgação/CeasaRJ |
O objetivo do programa é fomentar a agricultura familiar e promover o acesso à alimentação. O programa compra alimentos de pequenos agricultores com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para serem doados a instituições sócio-assistenciais.
“Com o PAA, o produtor tem a garantia de venda de seus produtos e por um preço justo. Isso incentiva a produção e até a diversificação das lavouras, em um processo diferenciado de fomento à agricultura familiar. Nossa meta é cadastrar, já no próximo ano, mais de 2 mil agricultores”, disse o presidente da Ceasa-RJ, Sérgio Marcolini.
Para se cadastrar, os produtores precisam apresentar Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e talão de notas fiscais. Cada agricultor tem direito de comercializar até R$ 6,5 mil ao ano. Nos Bancos de Alimentos, os itens passam por processo de avaliação, classificação e higienização, sendo posteriormente separados em sacos de 20 kg, que serão distribuídos para as instituições.
Fri Notícias/G1 Região Serrana