Caminhão fica em frente ao Ienf, no Centro, de quarta (15) a sábado (18).
Carreta leva a bordo atividades como o girotec, pilha humana, entre outras.
Caminhão do 'Ciência Móvel' fica na cidade até o sábado (18) (Foto: Juliana Scarini/G1) |
Até o sábado (18), o museu de ciências monta seus módulos numa grande exposição, no Ginásio Celso Peçanha, do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf). A coordenação nacional da SNCT é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que já cadastrou quase 8.500 atividades, em todo o país. Em Nova Friburgo, estão na programação, além do projeto do Museu da Vida, eventos como a mostra de vídeos “Ver Ciência”; o “Darwin na SNCT 2014”; “Cinema e debate” com o filme Muito Além do Peso; e o “consCIÊNCIA na CIÊNCIA 2014”.
Com quase 75 cidades visitadas em oito anos, e quase 120 viagens feitas por cidades da região sudeste do país, o projeto beneficiou um público estimado em cerca de 640 mil pessoas. O Ciência Móvel tem a proposta de promover a divulgação científica e da saúde. Busca aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, abordando temas como a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente.
Este ano foi incorporado às atrações do museu itinerante o jogo das vacinas – desenvolvido com o Instituto de Tecnologia em munobiológicos (Bio-Manguinhos). Usa uma lona de 20 m², com cartas, dado gigante e marcador de tempo, que comporta quatro grupos de jogadores, que se divertem e se informam sobre o universo microbiológico e a importância das vacinas.
O projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos é uma iniciativa aprovada pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura) e conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM, além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Fri notícias/G1 Região serrana