As Últimas
Publicidade
13 de out. de 2014
Publicidade 2

Aeronaves reforçam combate a incêndios em Petrópolis, no RJ

Equipes do Rio de Janeiro estão sendo deslocadas para a cidade.
Na localidade do Calembe, fogo já se alastra há quase uma semana.


O Corpo de Bombeiros de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, conta com ajuda de três  helicópteros no combate aos quatro focos de incêndio em vegetação que atingem a cidade na manhã desta segunda-feira (13). Uma aeronave é do bombeiros e as outras duas foram cedidas pelas polícias civil e militar. Duas atuam no combate direto ao fogo e uma faz o mapeamento da área afetada.
Helicópteros das polícias militar e civil dão apoio à ação (Foto: Reprodução /InterTV / Jairo Martins)

Guarnições da corporação da capital, com cerca de 45 homens, também foram acionadas e  já estão a caminho de Petrópolis. Alguns focos de incêndio começaram neste domingo (12) e na localidade do Calembe, em Nogueira, a situação é preocupante, já que as chamas se alastram há quase uma semana.

Além de Nogueira, as outras três regiões atingidas são Secretário, distrito de Pedro do Rio; na fazenda de uma cervejaria, que fica às margens da BR-040; e no Brejal, onde atuam 23 militares.

Três aeronaves são utilizadas no combate ao
incêndio (Foto: Reprodução /InterTV / Jairo Martins)
Logo pela manhã, entre 7h30 e 8h, uma das aeronaves fez um sobrevoo nas localidades para detectar os focos. De acordo com o sub-comandante dos Bombeiros da Área Serrana, tenente-coronel Vitor Leite da Silva, dois lançamentos de água, com aproximadamente 1.000 litros, já foram feitos na tentativa de extinguir o fogo. O trabalho aéreo começou na tarde de domingo, quando 40 homens da capital também foram acionados para judar nos trabalhos. Segundo o sub-comandante, até o momento foram queimados cerca de 20 Km², juntando todas as áreas.

O militar informou que um novo balanço deve ser divulgado na manhã desta segunda após o retorno de parte da equipe. Ainda de acordo com o tenente-coronel, a maioria das queimadas foi provocada por ação humana. A baixa umidade relativa do ar aliada ao clima mais quente ajudam a intensificar e alastrar as chamas. A preocupação dos bombeiros, segundo ele, é que o fogo atinja as áreas de reserva ambiental.

Vitor também alerta para a ação da população que insiste em fazer limpeza de pasto e queimada de lixo, provocando os incêndios. O tenente-coronel pede que as pessoas denunciem o fato, que é crime.


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Aeronaves reforçam combate a incêndios em Petrópolis, no RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias