As Últimas
Publicidade
11 de mai. de 2014
Publicidade 2

Nova Friburgo, RJ, terá central de Regulação do Samu a partir de junho

O serviço funcionará 24h com equipes de profissionais de saúde. Cidade terá três ambulâncias para realizar os atendimentos emergenciais.

Município contará com ambulâncias do Samu
(Foto: John Pacheco/G1)
O prefeito de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, Rogério Cabral, e o secretário de saúde Dr. Luis Fernando assinaram na última semana o termo de parceria, que conta com 16 municípios da Serra, para garantir o funcionamento da Central de Regulação do SAMU, sediada em Petrópolis. O custo operacional desta central será dividido entre os municípios contemplados pelo programa.

O serviço funcionará 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atenderão às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O início das atividades está previsto para a primeira quinzena de junho e Nova Friburgo contará com duas bases de apoio no município. O serviço será realizado inicialmente com três ambulâncias, sendo uma UTI- Suporte avançado com médico, enfermeiro e socorrista e duas ambulâncias de suporte básico, com enfermeiro e socorrista. Cada ambulância básica conta com oxímetro portátil, desfibrilador externo automático e aspirador. As ambulâncias de suporte avançado possuem oxímetro portátil, bomba de infusão, aspirador, ventilador pulmonar, monitor/cardioversor e detector fetal.

O SAMU realizará atendimentos de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro será prestado após chamada para o telefone 192. Técnicos na Central de Regulação identificarão a emergência e, imediatamente, irão transferir o telefonema para o médico regulador que fará o diagnóstico da situação e iniciará o atendimento, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações, enviando em seguida, a unidade mais adequada para o atendimento. Em casos comuns, não emergenciais, o médico dará a orientação necessária ao paciente, sem necessidade de envio da ambulância.


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Nova Friburgo, RJ, terá central de Regulação do Samu a partir de junho Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias