As Últimas
Publicidade
12 de mai. de 2014
Publicidade 2

Cursos de Friburgo, RJ, já têm aumento na procura devido ao Enem

Inscrições para o exame nacional começam nesta segunda-feira (12). As provas da edição 2014 serão realizadas nos dias 08 e 09 de novembro.

Inscrições para o Enem 2014 começam nesta
segunda-feira (12) (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
As inscrições para o exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (12) em todo país. Com a proximidade das provas, que serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro, cursos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, já sentem aumento na procura.

O Enem é a porta de entrada para os alunos que pretendem ingressar no ensino superior. Ele também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para obter bolsas de intercâmbio pelo programa Ciência Sem Fronteiras. De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Educação, a previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam esse ano, um crescimento de 13,8% em relação ao ano passado.

Com tanto candidato, é necessário se preparar para conseguir bons resultados, por isso, muitas alunos procuram os cursos preparatórios. De acordo com a coordenadora de uma tradicional escola de cursos de Nova Friburgo, Beatriz Rimes, a procura pelas aulas já aumentou cerca de 10% e, no segundo semestre, a tendência é que esse número suba para 30%. “No segundo semestre, os desesperados começam a procurar pelo cursinho, achando que vai dar tempo de aprender tudo, mas isso não é recomendado”, aconselha a coordenadora.

As inscrições podem ser feitas através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre os dias 12 e 23 de maio. A taxa de inscrição custa R$ 35 e deve ser paga até o dia 28 de maio. Alunos da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos.

Nesta edição, o Enem traz novidades na acessibilidade. O site do exame vai oferecer o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual utilizarem o computador, e um vídeo na língua brasileira de sinais (libras), para quem tem deficiência auditiva.


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cursos de Friburgo, RJ, já têm aumento na procura devido ao Enem Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias