As Últimas
Publicidade
8 de jan. de 2014
Publicidade 2

Choque de gestão na saúde de Friburgo, RJ, completa um ano

Moradores continuam a reclamar das unidades de saúde do município. Número de médicos na rede municipal segundo a prefeitura, passou  de 198 para 264.


Foto: Divulgação/internet
O “Choque de gestão” na saúde proposto pela Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, completou um ano em janeiro. Neste período, algumas poucas mudanças foram feitas na tentativa de amenizar atendimentos considerados ruins pelos moradores. De acordo com a prefeitura, em 12 meses, o número de médicos na rede municipal passou de 198 para 264 e durante dois meses o atendimento pediátrico ficou concentrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino.

Já a clínica médica da UPA passou para o Hospital Raul Sertã. O objetivo era organizar a urgência e a emergência na cidade, mas algumas pessoas não viram mudanças. "Eu não estou vendo mudança nenhuma, pelo contrário, não tem angiologista e nós precisamos de angiologistas", disse Selma Nascimento, auxiliar de serviços gerais.

A falta de especialistas é um problema grave e antigo. A população busca atendimento nos postos de saúde, porém, como a demanda é grande para o número de profissionais, a espera por uma consulta pode durar meses. Sem ter outra opção, muitos pacientes procuraram ajuda no Hospital Municipal Raul Sertã, que fica sobrecarregado.

Obras e nova unidade de saúde

No Hospital Raul Sertã continuam as obras de reforma e ampliação. A previsão é que no segundo semestre a unidade esteja com mais 49 leitos de isolamento e 42 de enfermaria. Para este ano ainda está prevista a construção de uma UPA no bairro de Olaria.

O orçamento da saúde no município aumentou de R$ 106 milhões em 2013 para R$ 112 milhões este ano. O presidente da Comissão de Saúde na Câmara de Vereadores, Luis Fernando Azevedo, considerou ineficazes as medidas adotadas pela prefeitura em 2013 e quer que o município cumpra outras propostas para 2014.

"Precisa de atenção básica, mais médicos, mais postos de saúde, mais equipes de estratégia de saúde da família. É muito mais fácil tratar um paciente perto da sua casa do que concentrar o atendimento no hospital", disse o vereador.

A Prefeitura de Friburgo ainda prevê uma reforma administrativa que vai acabar com a Fundação Municipal de Saúde e dividir a secretaria em 3 novas subsecretarias, para melhorar o gerenciamento. As mudanças devem ser oficializadas ainda esta semana. A administração do município em parceria com o governo do estado vai espalhar equipes do programa SOS saúde para mapear toda a rede de saúde na cidade.


Fri Notícias/G1.com

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Choque de gestão na saúde de Friburgo, RJ, completa um ano Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias