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20 de nov. de 2013
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Friburgo, RJ, apresenta detalhes do Plano de Mobilidade Urbana na Firjan

Diversas mudanças estão previstas para melhorar o trânsito do município. Novas pistas devem ser criadas nas principais avenidadas da cidade.

A Prefeitura de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, apresentou o Plano de Mobilidade Urbana na sede do Sistema Firjan do município na última segunda-feira (18).  A apresentação foi dividida em quatro etapas: evolução da população e de veículos; os problemas do trânsito; propostas de engenharia para a malha viária da cidade e estratégias do governo municipal para obtenção de recursos federais para investimentos nas propostas de mobilidade urbana.

A Avenida Comte Bittencourt será reestruturada (Foto: Secom Nova Friburgo/Divulgação)

As primeiras ações elaboradas por engenheiros, arquitetos e urbanistas do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), secretarias de Meio Ambiente e Obras e técnicos da Autarquia de Trânsito (Autran), propõem intervenções na malha viária do município, principalmente entre o Paissandu e Conselheiro Paulino, considerados os mais saturados.

Entre as diversas propostas apresentadas, estão previstas a criação de três pistas nas Avenidas Galdino do Vale Filho e Comte Bittencourt, aberturas de novas ruas no centro da cidade, intervenções de engenharia no Paissandu, mão dupla na Avenida Euterpe Friburguense, além de alterações significativas na Avenida Roberto Silveira, entre outras.

Construção de passarelas também está prevista no
plano (Foto: Secom Nova Friburgo/Divulgação)
O trabalho técnico abrangente será concluído até dezembro, porém, já aponta sugestões práticas para a melhoria do transporte, através da racionalização das linhas de ônibus, criação de faixas exclusivas para os coletivos, faixas exclusivas para motocicletas nos semáforos e a ampliação da bilhetagem eletrônica.

O plano ainda propõe a criação do Fundo de Compensação Tarifária, que será utilizado nas futuras renegociações do preço das tarifas de ônibus urbanos. Já o segundo projeto sugere a implantação do plano municipal de ciclovias no município, com 27,5 km de extensão.

De acordo com Edson Lisboa, secretário do EGP, a Prefeitura de Nova Friburgo organizou um banco de projetos, desde os mais atuais até os mais antigos, para facilitar na capitação de recursos para agilizar o desenvolvimento do município.

“Nós juntamos todos os engenheiros e arquitetos. E todos os nossos profissionais começaram a trabalhar em cima de projetos. Primeiro para aumentar o banco de projetos. Depois nós recuperamos projetos da prefeitura desde a época de Alencar Barroso, de 1979 até hoje, para podermos montar um banco de projetos. Não importa de que prefeito seja, nós temos um banco de projetos. Caso Brasília libere um determinado tipo de projeto, nós já o temos pronto. É mais fácil você ter um projeto formatado de acordo com as suas necessidades do que ter que fazer um projeto às pressas para poder buscar recursos”, informou o secretário.


Fri Notícias/G1.com
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