As Últimas
Publicidade
4 de jul. de 2013
Publicidade 2

Banda de Nova Friburgo participa da JMJ e pode se apresentar para o papa

Grupo se destaca em apresentações pelo brasil, colecionando títulos. Cerca de 160 componentes unem música e coreografias com perfeição.


Banda se apresentou nas comemorações dos 80
anos do Cristo Redentor (Foto: Divulgação)
A Banda Musical de Harmonia do Colégio Nossa Senhora das Mercês, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, vai participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontece entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro.

Criada em 1984, a banda reúne alunos, ex-alunos, pais e professores há quase 30 anos. Hoje, tem em sua formação 160 componentes, entre músicos amadores, percussionistas, corpo coreográfico, dançarinos, ginastas e figurantes de apoio, sob a regência musical do professor Jorge Siqueira Farias e arranjos musicais do professor Ricardo José Catarcione. As coreografias ficam por conta da ginasta e professora Silvana Schwartz Noel.

Com diversos títulos, como o de campeã sulamericana do concurso de Banda Colegial de Harmonia Sênior, em Atibaia, São Paulo, a banda recebeu o convite para participar da JMJ, com a possibilidade de se apresentar para o Papa Francisco em 2011, durante as comemorações dos 80 anos do Cristo Redentor. A participação em diversos eventos católicos pelo Brasil também ajudou no convite.


160 integrantes garantem a qualidade da banda
(Foto: Divulgação)
Jorge Siqueira Farias, professor da banda, é responsável pelos ensaios e afirmou que o grupo participará da JMJ em Nova Friburgo e no Rio de Janeiro. "A Banda Mercês, como é conhecida nacional e internacionalmente, é uma das maiores representações da rede educacional católica em nosso país. Estamos ensaiando todas as semanas especialmente para esse evento. Vamos apresentar  entre várias músicas católicas e religiosas a nossa apresentação que venceu o concurso sulamericano em 2012, valorizando a cultura brasileira com coreografias e músicas da Paraíba, Amazonas e a Aquarela do Brasil”, frisou Jorge.

E para ensaiar e despertar o gosto pela música nos jovens que, cada vez mais, se interessam por tecnologias, Jorge lembrou que é preciso estimulá-los  e ter objetivos claros, além de realizações imediatas. “Essa geração é muito sensível e, ao mesmo tempo, individualista e competitiva. A tecnologia faz parte da evolução de gerações, ela marca as mudanças. Podemos compartilhar a música entre esses jovens utilizando a tecnologia do momento, ritmos e melodias atuais, mas também, grandes obras eruditas e clássicas, basta criar um ambiente coletivo e amigável que conquiste com encanto esses nativos digitais”, explicou.

Apesar de ser conhecida como a banda do Colégio Nossa Senhora das Mercês, a instituição abre espaço para outros adolescentes da cidade e municípios vizinhos interessados em música. Além disso, a banda conta com a participação do Instituto de Esporte e Cultura (Inec) Silvana Gym, com integrantes que garantem harmonia durante as apresentações. “Coreografias e musicalidade se encontram em harmonia, onde componentes da banda interagem com o corpo coreográfico realizando um lindo espetáculo”, destacou o professor Jorge.

A banda do Colégio Mercês também foi convidada e selecionada para participar do evento internacional de bandas na cidade de Cork, na Irlanda; em Aparecida do Norte (SP), no Congresso Internacional Mercedário, em São João Del Rei (MG);  e em Taubaté (SP), no concurso de bandas.


Fri notícias/G1.com


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Banda de Nova Friburgo participa da JMJ e pode se apresentar para o papa Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias