As Últimas
Publicidade
14 de jun. de 2013
Publicidade 2

Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado nesta sexta-feira (14)

Em Nova Friburgo, o Hemocentro funciona no Hospital Municipal Raul Sertã, de segunda à sexta-feira, de 08h às 12h.

O estudante de 26 anos, Leandro Caldas, aproveita o Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado nesta sexta-feira, para falar sobre a importância de ser voluntário:

"Eu dou sangue desde os 18 anos e acho que é um gesto muito satisfatório, muito gratificante, é uma coisa que me enche por dentro. Toda vez que eu termino de doar sangue, eu sinto uma felicidade incrível dentro de mim, que eu estou sentindo que eu estou ajudando as pessoas, estou salvando vidas, e esse gesto, esse sentimento não tem preço". 

Assim como Leandro, três milhões e seiscentos mil doadores de sangue no Brasil ajudam a salvar vidas. O advogado Marcus Correa, por exemplo, sofreu recentemente um grave acidente de trânsito. Ele conseguiu sobreviver graças a uma transfusão de sangue: 

"Acho que é uma atitude muito importante porque é uma maneira de ajudar as pessoas que estão precisando mesmo porque me ajudou muito e pode ajudar muitas pessoas".

Para ser doador de sangue é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 67 anos e estar em boas condições de saúde. O assessor da coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Helder Melo, lembra que os doadores também devem aproveitar o período de férias para ajudar o abastecimento dos bancos espalhados pelo país.

"É importante que elas busquem os bancos de sangue mesmo no seu período de viagem, elas podem procurar um hemocentro próximo ao local aonde ela vai está hospedada, na cidade onde ela estiver. Não vai atrapalhar as férias, não vai tirar a paz de ninguém. Muito ao contrário, vai possibilitar com que outras pessoas possam ter a garantia de um atendimento de saúde em qualquer lugar do país".

O Sistema Único de Saúde conta com cerca de 400 hemocentros em todo o país. Para doar sangue, basta ir até uma unidade de coleta mais próxima.

Em Nova Friburgo, o Hemocentro funciona no Hospital Municipal Raul Sertã, de segunda à sexta-feira, de 08h às 12h.

Para doar é preciso também levar um documento oficial com foto.



Fri Notícias/FriburgoAM
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado nesta sexta-feira (14) Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias