Petrópolis, Região Serrana do Rio, terá dez Unidades de Proteção Comunitária (UPC) que vão auxiliar a equipe da Defesa Civil (DC) na prevenção das fortes chuvas. Os módulos serão instalados em comunidades de áreas de risco e que já possuam sistema de alarmes.A primeira estrutura, no bairro Vila Felipe, já está pronta, faltando apenas alguns pequenos ajustes para receber o equipamento e móveis. Na manhã desta sexta-feira (26), o superintendente operacional da DC do estado, Luis Guilherme Ferreira dos Santos esteve no local para conferir se a estrutura segue o padrão estabelecido.
![]() |
| O superintendente operacional da DC do estado, Luis Guilherme visitou o local (Andressa Canejo/G1) |
Segundo o superintendente, até 30 de junho as dez unidades estarão prontas e entregues. “O projeto é que até o fim do primeiro semestre todas as UPCs estejam montadas e já funcionando, observou Luiz Guilherme.
Em Petrópolis, as unidades serão instaladas no Morro dos Ferroviários, no bairro Vila Felipe, divisa entre os bairros Independência e Taquara, Duques, Quitandinha, divisa entre Valparaíso e Dr. Thouzet, São Sebastião, comunidade da 24 de Maio, Siméria e Sargento Boening.
Interação entre Defesa Civil e comunidades
O superintendente da DC lembrou ainda a importância de ter um sistema de prevenção ágil, eficaz e com a participação da comunidade. Nas unidades serão agentes da própria comunidade que farão o trabalho. “Se pensarmos em prevenção, a comunidade tem que estar preparada. Hoje temos o alerta e com as UPCs, o sistema vai auxiliar a comunidade nesses momentos. É usado a favor da própria comunidade”, destacou.
Outras cidades também foram beneficiadas com as unidades
Serão instaladas 42 Unidades de Proteção Comunitária na Região Serrana. Nova Friburgo já conta com quatro unidades montadas (uma praticamente pronta, no bairro Village, apresentada à população no último dia 7 de abril). Teresópolis também já começou a montagem de três estruturas. Cerca de 170 pessoas das comunidades onde receberão os módulos serão capacitadas para trabalharem nas unidades como agentes. Em Petrópolis, serão 42 delas. Além da UPC na Vila Felipe, uma segunda já começa a ser montada na comunidade 24 de Maio.
Fri Notícias/G1.com

