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15 de mar. de 2013
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Procon de Friburgo, RJ, resolve 85% dos casos sem ir à Justiça

No dia do consumidor, o Instituto de Defesa ao Consumidor, o Procon, em Nova Friburgo registra a marca de 85% dos processos resolvidos sem a necessidade de recorrer à Justiça. Segundo a assessoria do Instituto, a maioria dos conflitos são resolvidos com acordos entre os consumidores e as empresas envolvidas. Caso não haja possibilidade de negociação, os casos seguem o curso judicial.

As empresas de telefonia são o principal alvo das reclamações no Procon da cidade, em seguida estão as operadoras de cartões de crédito e em terceiro lugar estão as concessionárias de serviços públicos.

Outra arma aliada dos clientes é o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, que foi criado em 1990 e que segundo o advogado André Abicalil, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Nova Friburgo, tem algumas cláusulas ultrapassadas que não mais correspondem aos modelo atuais de consumo. Segundo André, para uma total proteção das relações comerciais, seria necessário rever algumas normas ditas no Código.

O Procon da cidade que fica na avenida Alberto Braune, número 225, no Centro. Nesta sexta-feira (15), no dia mundial do consumidor, o Ministério da Justiça anunciou mudanças no Código de Defesa do Consumidor. As modificações vão dar mais garantias para os compradores.

Fri notícias/G!.com
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