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22 de mar. de 2013
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Em Friburgo, INEA anuncia início das obras para canalização do Bengalas


A licitação realizada pelo Inea/Rio (Instituto Estadual de Ambiente) para as obras de macrodrenagem do Rio Bengalas e do Córrego Dantas, iniciada em setembro, finalmente, foi concluída. 

Rio Bengalas em Conselheiro (Foto: Divulgação)
O consórcio nacional formado pelas empreiteiras Ferreira Guedes e EIP já está preparando o terreno para iniciar os serviços avaliados em R$ 209 milhões. 

O crédito está liberado pelo Ministério das Cidades desde o início de 2012 e o recurso será repassado pela Caixa Econômica Federal, de acordo com o andamento das obras. 

A previsão é que a macrodrenagem esteja concluída em 38 meses, em 2016.

A macrodrenagem dos dois rios faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Prevenção anunciado pela presidente Dilma Rousseff visando diminuir o risco de transbordamentos nos dois leitos, muito comuns no verão. No Rio Bengalas está prevista a macrodrenagem entre Duas Pedras e o Prado, orçada em R$ 145 milhões. O restante da verba será utilizado para os serviços no Córrego Dantas.

Obras do PAC 1 preveem a troca da ponte de Conselheiro: demolição começa em maio

A ponte entre a Avenida Roberto Silveira e o centro de Conselheiro Paulino, principal acesso ao distrito, será demolida em maio. No seu lugar, será reconstruída uma nova, mais alta e sem pilares dentro do Rio Bengalas. A troca da ponte faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC1) e é uma complementação da canalização do rio, iniciada em 2008 e cujo prazo de conclusão, depois de várias interrupções e mudança no cronograma, terá que ser impreterivelmente concluída até outubro próximo.

A demolição da ponte de Conselheiro Paulino será iniciada logo após a conclusão dos serviços de alargamento da Ponte dos Maias, já em fase de conclusão. Com a ponte de Conselheiro desativada durante quatro meses, o acesso ao distrito será feito pela Ponte dos Maias, próximo à Stam Metalúrgica, ou pela Ponte do Prado. Neste período haverá necessidade de significativas mudanças no trânsito.

Inicialmente, estava prevista a construção de uma nova ponte em frente à UPA de Conselheiro, mas este projeto foi descartado pelos engenheiros. O fato da futura ponte de Conselheiro Paulino não ter pilares dentro do Bengalas visa evitar o bloqueio do rio nos dias de chuvas fortes, como ocorre atualmente.

Fri Notícias/FriburgoAM
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