As Últimas
Publicidade
12 de jan. de 2013
Publicidade 2

Dengue avança em várias cidades da região Norte do Rio de Janeiro.


Cinco cidades do Noroeste do estado estão sendo monitoradas pelo Governo do Estado, devido o grande número de casos de dengue. Os municípios recebem medicamentos e salas de hidratação para as vítimas da doença.


Cambuci é uma das cidades do Noroeste que estão recebendo uma "força tarefa" do estado. Com cerca de 15 mil habitantes, 30 casos já foram confirmados entre dezembro de 2012 e os primeiros 10 dias de 2013.
A cidade ganhou uma sala de hidratação para vítimas da dengue, com capacidade para atender 300 pacientes por dia, os medicamentos e equipamentos para o espaço estão no único hospital de Cambuci.

Mesmo assim,  os pacientes precisam pagar pelos exames para saber se estão mesmo com a doença. De acordo com o diretor do hospital, o contrato com o Sistema Único de Saúde (SUS) prevê apenas 780 exames de sangue por mês.
Sobre o caso, a Secretaria de Saúde do município informou que está tentando fechar um convênio emergencial com o hospital para dobrar o número de exames pagos pelo SUS.

Santo Antônio de Pádua é outra cidade que está no foco da força tarefa do Governo do Estado. Segundo a Secretaria de Saúde,  851 casos foram confirmados entre outubro de 2012 e janeiro de 2013. Também segundo a secretaria,  maioria é dos casos confirmados é do vírus Tipo 4, que a população ainda tem pouca resistência.

Em Aperibé, os números da dengue também preocupam. A cidade, com pouco mais de 10 mil habitantes, tem 130 casos confirmados. A prefeitura não  fala em risco de epidemia, mas adotou medidas de prevenção.

As cidades de Italva e Miracema também recebem atenção do estado para o combate ao mosquito da dengue.


Fri Notícias/G!.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Dengue avança em várias cidades da região Norte do Rio de Janeiro. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias