O Dia do Desafio foi criado no Canadá em 1983 e desde então é difundido mundialmente. Trata-se de uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas, e acontece anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Neste dia, as cidades participantes competem entre si visando alcançar o maior número de pessoas praticando alguma atividade física, seja coletiva, seja individualmente.
Toda atividade física é válida e conta pontos no Dia do Desafio. Caminhadas, corridas, gincanas, aulas de dança, alongamento, entre outras. O importante é praticar qualquer uma destas atividades por pelo menos 15 minutos. O evento é organizado pelo SESC São Paulo e realizado pelas prefeituras com apoio das secretarias municipais de Esportes, Educação e Saúde, escolas, empresas e instituições
Em Nova Friburgo a Rede Municipal de Ensino aderiu em grande número ao Dia do Desafio. Mais de três mil pessoas, dentre alunos, professores e funcionários, participaram das atividades promovidas nas Unidades de Ensino e na própria secretaria. Aulas de dança e capoeira, alongamento, gincanas, jogos e caminhadas alteraram a rotina de todos.
A ideia é incentivar a prática da atividade física, não só na última quarta-feira do mês do maio, mas durante o ano todo. Grande parte das Unidades de Ensino da Rede Municipal em Nova Friburgo tem acesso a prática regular de exercícios físicos através do Programa Mais Educação, do Governo Federal. O Programa de Aumento da Oferta Pedagógica nas Escolas Públicas conta com monitores de capoeira, dança e outras atividades esportivas.
Para o Dia do Desafio, os monitores de dança do Programa Mais Educação promoveram atividades em diversas unidades, dentre elas a Escola Hermínia dos Santos e a Secretaria Municipal de Educação. Já na Escola Jardel Hottz uma professora de Educação Física do SESC conduziu as atividades, e os alunos do Ensino para Jovens e Adultos da Unidade participaram das atividades para a Terceira Idade na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
Em outras unidades, como a Escola Ruy Sanglard, Padre Rafael, Amâncio Azevedo, Hermínia Condack, Dinah Lantiman, Lafayete Bravo, Hélio Gonçalves, São José, Alberto Meyer, João Valadares, JIMDEL e Bela Vista, e nos centros municipais de Ensino Infantil Elza Barbosa, Menino Jesus, Cantinho Feliz, Júlia Irene, Jamile Constantino, Alaene e Vovó Dolores, os próprios professores e diretores organizaram e conduziram as atividades. Na Escola Hermínia Condack os alunos do 5º ano fizeram uma caminhada de cerca de quatro horas de ida e volta até o Parque Estadual dos Três Picos e bateram recorde de disposição.
Fonte: Prefeitura de N. Friburgo