As Últimas
Publicidade
5 de mai. de 2012
Publicidade 2

Governo Municipal avalia condições de escolas da área rural de Friburgo.



O Gabinete Itinerante do prefeito Sérgio Xavier esteve esta semana, no dia 02 de maio, em Campo do Coelho, avaliando as diversas demandas das unidades escolares municipais que ficam nos bairros Salinas e Santa Cruz, áreas rurais de Nova Friburgo.

A visita do Gabinete Itinerante do prefeito Serginho contou com as presenças dos secretários de Obras, Clauber Domingues dos Santos, e do secretário de Educação, Ricardo Lengruber. Na ocasião, o prefeito Serginho esteve em três escolas, conversou com as diretoras e professores das unidades, avaliou os problemas e esteve junto aos jovens, que comemoraram a visita do prefeito e das autoridades municipais.

Para o prefeito Sérgio Xavier, a educação do município precisa passar por muitas melhorias. “É prioritário que vejamos de perto como estão as unidades escolares de Nova Friburgo. Por isso trouxemos o Gabinete Itinerante ao Campo do Coelho. Só assim podemos ter uma noção do que eles estão vivendo. Para nós, é fundamental darmos condições adequadas não só para as crianças e jovens, mas também aos professores”, enfatizou o prefeito.
Na Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, que atende alunos da Pré-Escola e Ensino Fundamental, o prefeito Serginho tomou ciência de que a unidade escolar, que fica em Salinas, está com carência de professores, materiais e infraestrutura melhor para acolher os alunos. “Vamos acolher as demandas e verificar o que pode ser feito prioritariamente, lembrando que ao assumirmos encontramos a Prefeitura quebrada. Não podemos fazer tudo o que nos é apresentado, mas vamos nos esforçar para atendê-los. Queremos que os diretores, professores e alunos saibam que somos sensíveis às suas demandas, e que tomaremos providencias, por isso estamos aqui, com o Gabinete Itinerante”, esclareceu o prefeito.

Segundo o secretário de Educação, Ricardo Lengruber, a comunidade de Salinas precisa de mais uma escola para os alunos dos anos finais, do Ensino Fundamental II (do sexto ao nono ano). “Há apenas uma escola em todo o bairro, que atende essa faixa etária, que é a Escola Rei Alberto I, O Ibelga, mas isso não é suficiente. Precisamos de outras unidades que ofereçam essas séries. Isso para que os adolescentes não precisem se deslocar de suas moradias para áreas mais distantes da cidade”, destacou o secretário de Educação. Já na escola Waldir Lopes de Carvalho, em Santa Cruz, o prefeito Serginho avaliou a necessidade de reforma na unidade.

Ao visitar a Fazenda Escola Rei Alberto I, localizada na Baixada de Salinas, e que é uma Ceffa (Centro Familiar de Formação por Alternância), o prefeito Serginho esteve com a diretora adjunta da unidade, Alzira Maria Câmara Salgado. A diretora explicou ao prefeito a necessidade imediata de adaptação do mobiliário e das instalações da unidade aos alunos cadeirantes.
Na unidade, o prefeito discutiu com os secretários de Obras, Clauber Domingues, e de Educação, Ricardo Lengruber, sobre as obras necessárias para que os cadeirantes possam estudar na unidade sem entraves.


O secretário de Educação frisou que a escola é muito importante para a região. A mesma funciona em forma de convênio com o Município, o Estado e o Instituto Ibelga, que é o mantenedor da instituição. “Na unidade é utilizada a Pedagogia da Alternância, em que os jovens permanecem uma semana na escola com atividades acadêmicas e técnicas, e depois ficam uma semana em seus domicílios, em que são aplicados os aprendizados técnicos da escola na Agropecuária, Zootécnica, Agricultura e Administração de pequenas propriedades rurais”, explicou o secretário de Educação.



Fonte: Prefeitura de N. Friburgo




Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Governo Municipal avalia condições de escolas da área rural de Friburgo. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias