As Últimas
Publicidade
8 de mai. de 2013
Publicidade 2

Em Nova Friburgo, RJ, 77% dos idosos já se vacinaram contra a gripe

No ano passado, foram aplicadas 30.141 doses da vacina. Meta deste ano é imunizar 80% de cada seguimento dos grupos de risco.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (10) e, até o momento, 20.359 idosos (77%) já se imunizaram contra a gripe em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. De acordo Luzia Forni, chefe do setor de Imunização do município a meta é atingir 80% de cada grupo de risco.

Já foram vacinadas 2.222 crianças, 2.834 trabalhadores de saúde, 1.111 gestantes e 215 mulheres puérperas (período pós parto). Ao todo, 26.745 (74,81%) das pessoas incluídas nos grupos de risco foram imunizadas contra a influenza (gripe).

Os postos de saúde do município funcionam das 8h às 17h, de segunda à sexta, e oferecem a vacina gratuitamente.

Sobre a influenza
A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, de interesse para a saúde pública no Brasil, podendo apresentar complicações graves e levar ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco .


Os sintomas são semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias, e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores com congestão nasal, coriza, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dores musculares e dor de cabeça.

A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente mais graves, evoluindo para um quadro de pneumonia.


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Em Nova Friburgo, RJ, 77% dos idosos já se vacinaram contra a gripe Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias