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16 de jul. de 2013
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Obra de canalização do Rio Bengalas e Córrego D’antas é o maior investimento das últimas três décadas em Nova Friburgo

Orçada em R$ 220 milhões, a obra para contenção do Rio Bengalas e Córrego D’antas é o maior investimento realizado em Nova Friburgo nos últimos 30 anos, segundo o secretário municipal do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), Edson Lisboa. 

A intervenção do Rio Bengalas foi orçada em R$ 220 milhões, o consórcio E&T Ferreira Guedes, pegou por R$ 203 milhões, e é o maior investimento dos últimos 30 anos em Nova Friburgo. São R$ 200 milhões aplicados diretamente no Rio Bengalas, fora a construção da Avenida Brasil, outro importante e primordial investimento a ser construído no município, que ligará Conselheiro Paulino ao centro da cidade, desafogando o trânsito no 6º distrito.
Duas grandes obras já começaram a ser  executadas da cidade. (foto: Daniel Marcus)



 A primeira etapa para a construção da Avenida Brasil está acontecendo neste momento, e se refere à canalização do Rio Bengalas por parte do Inea e do Ministério das Cidades, com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1). “A cota do rio está sendo rebaixada em 3,10 metros nos Maias, até chegar a 2,50 metros no Córrego D’antas, gerando assim, um melhor fluxo para as águas”, explicou Edson Lisboa.
A falta da obra de canalização do Rio Bengalas era um dos impedimentos que fazia com que a Rota 116 não iniciasse a construção da Avenida Brasil (uma das exigências contratuais de concessão da rodovia), que, segundo Edson Lisboa, “em acordo com o governo estadual e com a Concessionária Rota 116, o prefeito quer iniciar a obra de construção da avenida em 1º de janeiro de 2014, esse é o nosso prazo para o início da obra, concluindo em 2016. Isso era o que faltava para a Concessionária Rota 116 construir a Avenida Brasil. Porém, a concessionária alega desequilíbrio financeiro do contrato, e por isso, está sendo feita uma negociação com o governo do estado, prefeitura e Rota para definir quem vai realizar a construção. Como a prefeitura também ampliou a avenida, o prefeito está conduzindo isso pessoalmente”, destacou.
Intervenção do rio Bengalas foi orçada em R$ 220 milhões, o maior
investimento dos últimos 30 anos em Friburgo. (Foto: Daniel Marcus)
No entanto, segundo Edson Lisboa, existe um imbróglio jurídico, a Rota já está inadimplente do contrato. O governo municipal já oficializou a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) sobre a necessidade de iniciar a obra da Avenida Brasil. O prefeito está conduzindo uma negociação com o Governo do Estado e a Rota 116 para poder realizar esta obra.
A prefeitura estendeu o projeto de construção da Avenida Brasil até o bairro novo (conjunto de prédios habitacional) localizado em Conselheiro Paulino, onde estão sendo colocadas oito mil pessoas. “Estamos em um processo de desapropriação das áreas por onde serão feitas as construções próximas às margens do rio. 
A primeira etapa para construção da avenida Brasil já está acontecendo e se refere a canalização do Rio Bengalas. (Foto: Daniel Marcus)

Vamos fazer uma nova avenida ligando o Bairro Novo a Conselheiro Paulino. No nosso projeto estamos desapropriando uma área dentro de Conselheiro onde vamos ligar a Avenida Clarice Strork por uma nova ponte à RJ-116, ou seja, estamos tirando o engarrafamento, o trânsito de dentro de Conselheiro Paulino. Estamos colocando oito mil pessoas em uma nova cidade e estamos dando um caminho novo para elas também”, explicou o secretário Edson Lisboa.

Fri Notícias/PMNF

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