As Últimas
Publicidade
14 de out. de 2014
Publicidade 2

Jovem morre com suspeita de meningite em Nova Friburgo, no RJ

Criança de 5 anos também morreu com meningite bacteriana em Sumidouro.
Secretaria de Saúde descarta surto da doença no município.


Uma jovem de 28 anos morreu no domingo (12) com suspeita de meningite viral em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. Juliana Lopes Bernardo estava internada em um hospital particular da cidade e o laudo da morte apontou, além da doença, insuficiência renal. Ela ficou 13 dias internada e deu entrada na unidade de saúde com forte dor de cabeça e vômito. Juliana era moradora de Três Cachoeiras, localidade no distrito de Campo do Coelho.

A Secretaria de Saúde do município confirmou o caso e afirmou que a meningite viral não oferece riscos à população, já que não é transmitida da mesma forma que a meningite bacteriana, considerada o caso mais grave da doença.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, há cerca de 30 dias, uma menina de 5 anos, moradora de Conquista, também morreu vítima de meningite bacteriana. A criança morreu do caso mais grave da doença num hospital de Sumidouro.

“Quando soubemos do caso fizemos o bloqueio e rastreio de toda a creche em que a criança estudava, parentes e quem teve contato com essa menina, para controlar a situação”, disse Luis Fernando Azevedo, secretário de Saúde do município, lembrando que nesses casos é necessário realizar a quimioprofilaxia (medicar pessoas que tiveram contato com a doença, a fim de evitar a propagação).

Segundo Luiz Fernando, os dois casos são tratados como “suspeita” da doença, já que para afirmar é preciso colher um líquido cefalorraquidiano, que será encaminhado para exame em laboratório. “No caso da criança, não foi realizado esse exame e mesmo assim realizamos quimioprofilaxia na região. Já o caso da Juliana, o material foi colhido e ainda não é possível afirmar que foi meningite, apesar de todos os sintomas indicarem a doença”, explicou.

O secretário disse ainda que descarta um surto da doença no município. “Não há possibilidade de surto. Não temos medo disso. Se por um acaso isso acontecer, estamos preparados para agir”, ressaltou Luiz Fernando.

Sobre a doença
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. A baixa imunidade também pode favorecer o surgimento da doença.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.

De acordo com Luiz Fernando, é comum o surgimento da doença durante o inverno devido aos locais ficarem mais fechados, nas isso não é uma regra. “Qualquer época do ano podemos estar expostos a essa doença”, afirmou, lembrando que os principais sintomas são dores na nuca e vômitos em jato.

Segundo a secretaria de Saúde, o município disponibiliza a vacina nos postos de saúde para crianças de 3 a 15 meses.


Fri Notícias/G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Jovem morre com suspeita de meningite em Nova Friburgo, no RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias