As Últimas
Publicidade
20 de jul. de 2014
Publicidade 2

Jovens de Friburgo, RJ, criam rede social que visa ‘fugir das aparências’

Projeto saiu do papel a cerca de 45 dias. Ao todo , mais de 10 mil usuários já estão cadastrados.

Uma rede social onde o foco é fugir das aparências e da falsa ideia de realidade criada por seus usuários. Pode parecer estranho, mas esse é o objetivo dos jovens Frederico Vanelli e Roulien Bohrer de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. Eles criaram a rede social “Avalee” que utiliza as avaliações dos amigos como forma de definir o perfil social e psicológico de um usuário.


Roulien e Fred apostam no sucesso da nova rede social (Foto: Rebecca Coutinho)

“Eu tive a ideia em novembro do ano passado e há cerca de 45 dias lançamos a rede social”, explicou Frederico Vanelli que é programador e idealizador da ideia. O projeto tomou forma em parceria com Roulien, publicitário, que já considera o número de usuários um sucesso. “Contabilizamos mais de 10 mil pessoas cadastradas em todo Brasil. A maioria é de jovens entre 22 e 23 anos”, disse, lembrando que cada perfil carrega consigo sua lista de contatos de outras redes, então, o pré-cadastro já ultrapassa 500 mil perfis.
Design da página é dinâmico e interativo
(Foto: Reprodução internet)

Segundo Roulien, o “Avalee” possui 120 hashtags e 280 adjetivos, positivos ou não, para que o usuário utilize.  “Nas outras redes sociais cada usuário vende a imagem que quiser para seus amigos. Na nossa, não. Os seus amigos que vão dizer o que acham de você, criando um perfil muito mais fiel ao seu jeito e personalidade. Não é mais só aparência física”, explicou.

Outra novidade da rede social é a possibilidade de filtrar e encontrar amigos de acordo com as características escolhidas. “É uma forma divertida de conhecer pessoas de uma forma menos superficial”, destacou Frederico.
O próximo passo da dupla é o lançamento do aplicativo para celulares. Segundo eles, o sistema está em fase final e, em breve, estará disponível para adeptos da novidade.

Como funciona:
Usuários podem avaliar amigos com adjetivos e
hashtags (Foto: Reprodução internet)

A avaliação se dá em três passos: escolhendo adjetivos disponibilizados na tela; pela seleção de hashtags curiosas e criativas; e por meio de breves perguntas e respostas sobre o amigo que está sendo avaliado. Considerando o peso de cada característica escolhida, a pessoa recebe uma nota que fica exposta no perfil do usuário. Conforme as avaliações vão sendo feitas a nota vai sofrendo variações e estimulando a interação.

As opiniões podem ser dadas em modo anônimo ou público - neste, a pessoa avaliada pode ver a sua avaliação e quem a realizou. Através de uma ferramenta de busca avançada é possível interagir com usuários que possuam avaliações e idade convergentes, possibilitando vínculos de amizade. Além disso, por permitir a autoavaliação, o Avalee também oferece a possibilidade de uma comparação entre a forma como o usuário se vê e como é visto pelos outros.


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Jovens de Friburgo, RJ, criam rede social que visa ‘fugir das aparências’ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias