As Últimas
Publicidade
3 de mai. de 2013
Publicidade 2

Prefeitura de Nova Friburgo, RJ, tomba imóveis como Patrimônio Histórico no distrito de Amparo

Construções centenárias ajudam a contar a História centenária do lugarejo. Processo pode levar dois anos e envolve pesquisa detalhada.


Casas serão tombadas como patrimônio hitórico
Foto: Reprodução G1
A Prefeitura de Nova Friburgo, decidiu tombar, como patrimônio histórico da cidade, 20 imóveis em Amparo, quarto distrito do município. São construções centenárias que ajudam a contar a história do lugarejo. Na rua Antônio Lugon tem prédio do início do século XX, como os anos de 1915 e 1929. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, o processo, que pode levar até dois anos, envolve uma pesquisa detalhada de cada edificação.

Alguns imóveis terão apenas a fachada preservada e, em outros, o tombamento vai ser integral, como é o caso do cineteatro, uma das construções mais antigas do distrito. Os proprietários dos imóveis terão desconto de 75% no IPTU e poderão fazer reparos nas edificações.

Este será um tombamento municipal feito pela prefeitura. Diferente daqueles feitos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, Inepac.


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Prefeitura de Nova Friburgo, RJ, tomba imóveis como Patrimônio Histórico no distrito de Amparo Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias