As Últimas
Publicidade
13 de mai. de 2013
Publicidade 2

Petrópolis, RJ, comemora a 11ª Semana Nacional de Museus

Evento acontece de 13 a 19 de Maio em todo o País. Diversos espaços do Município participam da programação.

Em todo o país, maio é mês de celebrar a “Semana Nacional de Museus”. O evento – que acontece de 13 a 19 de maio - chega a sua décima primeira edição com programação especial em diversos espaços do Brasil. Petrópolis, não ficou de fora e reservou uma série de atividades que tem início nesta segunda-feira (13).
O Museu Imperial abre nesta segunda a programação do evento
na Cidade Imprial. (Foto: Marco Oddone)

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), o evento – que celebra também o Dia Nacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio - tem a participação de 1.252 instituições de 535 municípios. Com o tema “Museus (memória+criatividade) = mudança social”, a programação conta com 3.911 atividades em todo o território nacional.

Na Cidade Imperial, participam do evento o Museu Imperial, Casa de Cláudio de Souza, Palácio Rio Negro, Museu de Cera, Casa Stefan Zweig, Museu Casa de Santos Dumont, Museu Casa do Colono, Museu da FEB, Casa da Ipiranga, Cervejaria Bohemia, Museu do Trem / Centro Cultural Estação Nogueira, Centro Alceu Almoroso Lima para a Liberdade.

Cada instituição reservou uma programação especial para celebrar a 11ª´Semana Nacional dos Museus. Palestras, espetáculos teatrais, exposição e ingressos promocionais integram a comemoração, que na Serra começa nesta segunda-feira (13) com a inauguração, às 14h, da exposição “A simbologia da camélia na História e na Arte” e mesa redonda “A Abolição em revista” no Museu Imperial. As atrações têm entrada franca. Nos dias 18 e 19 a visitação no Museu será gratuita e, ao longo de toda a semana, os espetáculos “Som e Luz” e “Um Sarau Imperial” estarão com ingressos a preços promocionais.

No Museu de Cera, o público poderá conhecer o processo de confecção das peças e a história da escolha dos personagens que compõem o acervo do espaço. No Museu da FEB, um veterano da Força Expedicionária Brasileira estará a disposição dos interessados para contar suas experiências. Durante a realização do evento, diversos museus terão entrada gratuita.

 A programação completa da 11ª Semana Nacional de Museus pode ser conferida no site do Museu Imperial.


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Petrópolis, RJ, comemora a 11ª Semana Nacional de Museus Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias