As Últimas
Publicidade
2 de mai. de 2013
Publicidade 2

Ídolo do MMA, Edson Barboza lidera projeto social em Nova Friburgo

Com o aumento da popularização do MMA, o sonho de muitas crianças e jovens de um dia se tornar um lutador de sucesso tem se tornado cada vez mais comum. Por isso, essa tem sido uma forma de transformar o amor pelo esporte em inclusão social.


Edson Barboza disputa pela categoria peso-leve no
UFC (Foto: Marcos Ribolli / G1.com)
Em Nova Friburgo, o lutador Edson Barboza, peso-leve do UFC, nocauteia a exclusão e organiza um projeto social que ensina artes marciais para crianças carentes da cidade da Região Serrana do Rio. Como um verdadeiro espelho para a criançada, Edson, que também é oriundo de um projeto social, acredita que está ajudando na formação moral dos alunos.

A sensação é ótima, pois acho que é uma obrigação de todo ser humano ajudar quando ele pode. O projeto vai muito além de ensinar muay thai, ali é ensinado também disciplina, ética e respeito ao próximo, então acima de tudo estamos preocupados em ajudar no desenvolvimento de cidadãos. A gente não pode deixar para os outros, temos que colocar a nossa parte e fazer o que podemos para ajudar a nossa cidade. Sempre foi um sonho ter esse projeto e graças a Deus, aos meus parceiros e ao mestre Anderson França, agora isso é um sonho realizado e concretizado -  explicou o lutador.

O projeto surgiu há um ano em parceria com o mestre Anderson França. A medida também teve o apoio de alguns empresários e agora, em dois dias da semana, meninos e meninas entre 8 e 15 anos, que estudam em escolas públicas, praticam o esporte e recebem um lanche ao fim das atividades. Na visão de Edson, uma forma de incentivar a educação e o respeito.

Só podem participar do projeto as crianças de escolas públicas e com boas notas no boletim. Além disso ensinamos a disciplina da arte marcial, o respeito ao mais graduado e o respeito ao próximo. Eles sabem que o que é ensinado dentro do ringue deve ser aplicado dentro do ringue, qualquer um que venha a se envolver em uma briga na rua é suspenso do projeto. É preciso entender a ética da arte marcial: ter disciplina e respeitar a todos também fora do ringue. - disse Edson Barboza.
Projeto social conta com ajuda de Edson Barboza em Nova Friburgo (Foto: Bruna Almeida/Divulgação)

O projeto social, que é realizado na Academia Fight Co., na Rua Guarani, em Friburgo, conta com 30 crianças matriculadas. O lutador friburguense acredita no surgimento de novos ídolos do esporte.

Sim, porque não? Eu surgi em um projeto social. Talento é um dom que Deus nos dá e isso não tem classe social - concluiu.

O próximo desafio de Edson Barboza Júnior no UFC é diante do canadense John Makdessi, no dia seis de julho, em Las Vegas, Estados Unidos. O card principal do evento terá também a luta de Anderson Silva contra o americano Chris Weidman.

Fri Notícias/G1.com


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Ídolo do MMA, Edson Barboza lidera projeto social em Nova Friburgo Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias