As Últimas
Publicidade
4 de mai. de 2013
Publicidade 2

Forte calor vai movimentar as praias de Cabo Frio, RJ, no fim de semana

Previsão é de forte calor e alta incidência de raios ultravioletas. Apesar da baixa temporada, comerciantes aguardam turistas.

Sol, calor e água fresca. Uma combinação perfeita para quem espera o fim de semana para curtir o dia na praia. Em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a mais procurada pelos visitantes segundo a prefeitura, é a Praia do Forte. Localizada no Centro, o principal cartão-postal da cidade reúne características peculiares, como água cristalina e areia branca ao longo dos 7,5 km de extensão. Exuberância que agrada aos olhos de quem passeia ou mora na cidade.


Praia do Forte, principal cartão-postal de Cabo Frio. (Foto: Marcos Homem)

Mas não é apenas a beleza natural que atrai a atenção. O Forte São Matheus, monumento histórico do século XVII, desperta a curiosidade. Construído por portugueses e índios tamoios, o Forte é uma das mais antigas obras da arquitetura colonial latino-americana.

Com a previsão de sol durante todo este sábado (4) e domingo (5) de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a expectativa é de praia movimentada durante o fim de semana. Aqueles que têm o "escritório na praia" aguardam o público com ansiedade. É o caso da Andréa Moreira. Ela é dona de um quiosque na orla da Praia do Forte e afirma que hoje a cidade tem visitantes na baixa temporada para animar o comércio.

"O número de turistas não é o mesmo da alta temporada e isso reflete na diminuição de 30% dos produtos que eu vendo nos meus quiosques. Apesar disso, Cabo Frio vive uma outra fase, de movimentação contínua. Eu tenho clientes o ano inteiro e conto com um time de 30 funcionários", disse a empresária.

Com a expectativa de calor, há previsão de grande incidência dos raios ultravioletas durante o final de semana, o que é um fator preocupante em virtude dos males que a exposição excessiva ao sol podem causar.

Forte calor requer cuidados
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo mais frequente desta enfermidade no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados. Em 2010, 3.028 pessoas morreram da doença no país. A estimativa para este ano (2013) é que outras 140 mil pessoas sejam diagnosticadas com a doença.

Para evitar as possibilidades de adquirir a doença e não fazer parte das estatísticas do instituto, é preciso tomar alguns cuidados. Alexandra Carrielo Mesquita é dermatologista e recomenda principalmente, o uso do filtro solar durante os dias à beira mar. "É importante evitar a exposição ao sol entre das 10h às 15h, que é o período com maior incidência de raios ultravioletas e passar o protetor solar com fator de proteção 30 de forma bem generosa em todo corpo. Repetir a aplicação do produto no intervalo de 1h30 também é indispensável. E se possível, usar chapéu, óculos escuros, roupas e ficar debaixo de guarda-sol", recomendou a médica.

Fri Notícias/G1.com

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Forte calor vai movimentar as praias de Cabo Frio, RJ, no fim de semana Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias