As Últimas
Publicidade
23 de mai. de 2013
Publicidade 2

Deputado de Nova Friburgo, RJ, apresenta lei em conferência da ONU

Lei de autoria de Glauber Braga é elogiada durante evento da ONU. Deputado busca soluções para reconstrução da Região Serrana.

O deputado friburguense Glauber Braga (PSB/RJ) apresentou lei de sua autoria, o  “Estatuto de Proteção e Defesa Civil” durante a IV Plataforma Global sobre Redução de Risco de Desastres, em Genebra, na Suíça, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Glauber Braga durante a conferência da ONU
(Foto: Divulgação)
Durante o encontro, o deputado tenta buscar, através da troca de conhecimento com representantes de outros países, medidas e ideias de reconstrução para cidades da Região Serrana, atingidas pelas chuvas em janeiro de 2011.

“Estou aqui para aprender com as experiências bem sucedidas desses países. Quero entender como eles lidaram com as tragédias climáticas e como eles conduziram o processo de reconstrução. O Brasil ainda não sabe lidar com isso, precisamos implantar medidas eficazes para dar segurança para a população e também para reconstruirmos as cidades atingidas. Para mim, é inaceitável, mais de dois anos depois da tragédia da Região Serrana do Rio, as obras de contenção não terem terminado e outras ainda nem foram iniciadas. Além disso, não podemos permitir que as pessoas que perderam as suas casas, ainda não tenham uma moradia segura”, contou Glauber Braga.

O secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, que também participa do evento, elogiou publicamente, durante seu discurso, a lei de autoria do deputado. Além disso, Glauber Braga tem aproveitado o evento para reuniões paralelas com representantes de países que sofreram com desastres climáticos e conseguiram reconstruir as nações.

Durante a tarde desta quarta-feira (23), o deputado se reuniu com representantes da Guatemala para conhecer o projeto desenvolvido pelos guatemaltecos que construíram casas para os desabrigados em um curto espaço de tempo. “ Enquanto eles construíram casas em alguns meses, no Rio de Janeiro, apesar do governo federal ter disponibilizado recursos faz muito tempo, o governo estadual, que é responsável pela execução, não entregou ainda uma casa, mais de dois anos depois do desastre para moradores da Região Serrana. Ano passado inclusive o governo estadual já devolveu recursos ao governo federal. Eram para construir casas na Baixada Fluminense, mais especificamente em Duque de Caxias e Belford Roxo. Não quero ficar só na critica ao governo estadual, por isso, pedi todo o protocolo da Guatemala e assim que o tiver vou encaminhar ao governo do estado do Rio de Janeiro”, finalizou o deputado.


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Deputado de Nova Friburgo, RJ, apresenta lei em conferência da ONU Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias