As Últimas
Publicidade
3 de mai. de 2013
Publicidade 2

Cães e gatos abandonados ganham novos lares em Nova Friburgo, RJ

A ONG já realizou 600 e 300 doações de animais abandonados. Qualquer pessoa pode ser um voluntário e oferecer um lar provisório.


No lar da Evelyne, os gatos ganham caminhas
separadas e aguradam a adoção (Foto: Divulgação)
Em 2011, pouco tempo depois da tragédia climática que atingiu Nova Friburgo e outras cidades da Região Serrana, a Confraria dos Miados e Latidos passou a atuar no município. A ideia do projeto, que também existe em São Paulo, é dar novos lares para cães e gatos abandonados. “Nós fazemos resgate de animais em risco, reabilitação, castração e seleção de adotantes”, contou Evelyne Ferreira, diretora regional da ONG em Nova Friburgo. Os animais resgatados passam por avaliação veterinária e recebem todos os cuidados necessários.

O principal trabalho da Confraria é a castração oferecida a baixo custo para famílias carentes e segundo Andréia Morganas, coordenadora regional, a cidade não tem uma sede específica para abrigar esses animais. “Nós administramos uma rede de lares temporários onde cada voluntário cuida de poucos gatinhos em sua própria casa. Acreditamos no cuidado individual de cada animal e na rotina de casa que eles precisam ter para sua socialização”, frisou, lembrando que 99% dos animais atendidos são gatos. Andréia disse ainda que a Confraria não tem como atender cães por falta de espaço físico. “Já atendemos, mas foram exceções que não tínhamos como deixar de atender”, ressaltou.

Ao todo, já foram realizadas em Nova Friburgo mais de 600 castrações e 300 doações, que estabelecem alguns critérios. Para levar um gato pra casa, o adotante que mora em apartamento, por exemplo, deve ter telas na janelas. “Nos damos ao direito de não entregar um bichinho que tiramos da rua, cuidamos com todo o amor e dedicação, castramos, vacinamos e microchipamos para viver numa casa onde ele corre riscos de cair da janela e morrer ou, em caso de apartamentos térreos, fugir para a rua”, explicou Evelyne.


A ONG também realiza palestras para as crianças
não abandonarem animais (Foto: Divulgação)
Muitos são os critérios para a adoção de um animal, entre eles, a doação de ração para outros gatos atendidos pela Confraria e a garantia de que o animal não será dado como presente para outra pessoa. Com relação aos voluntários, Andréia diz que todos são bem vindos, principalmente, os que possam servir de “lar temporário”.

"O nosso maior desafio é conscientizar que todas as pessoas podem ajudar. Muitas pessoas encontram um animalzinho abandonado, nos procuram pra ficar com esse animal, não se esforçam em fazer um lar temporário para esse animal, achando que nós da ONG podemos salvar a todos. Nós queremos mostrar que qualquer um pode salvar um animal mesmo que não disponha tempo ou situação financeira. O problema é de todos nós”, argumentou Evelyne.


A Valentine foi resgatada com infecção nos olhos e
hoje está curada (Foto: Divulgação)
Dê um lar para um gato abandonado.
Nem sempre os gatos resgatados das ruas estão com a saúde perfeita e em alguns casos, exigem cuidados redobrados. É o caso da Valentine que hoje mora com a coordenadora Andréia Morgana e aguarda um novo lar. Ela foi encontrada com uma infecção nos olhos e já está recuperada.

Já a gata Vitória foi resgatada após levar um tiro e ficar paraplégica. Os voluntários da Confraria Miados e Latidos têm feito tudo que podem para que ela posso recuperar os movimentos e garantem que, hoje, ela já está 70% melhor. “Essa gata levou um tiro, e chegou em um estado lastimável. Com muita dedicação e amor hoje é uma gata linda e em plena recuperação, só aguardando uma família para chamar de sua”, contou Andréia


A Vitória está paraplégica e aguarda um novo lar
“Gostaríamos de salientar que, como protetores, não queremos e nem impomos que todas as pessoas amem os bichinhos como nós, mas que os respeitem como seres vivos que sentem frio, fome e medo”, ressaltou Evelyne. Quem quiser adotar ou ajudar a ONG, são necessários ração e areia sanitária. Mais informações através do e-mail evelyne@miadoselatidos.com.br.


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cães e gatos abandonados ganham novos lares em Nova Friburgo, RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias